EDUCAÇÃO POPULAR: ESCOLA, SALA DE AULA E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO

Autores

  • Hedi Maria Luft Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Diovanela Liara Schmitt Professora da rede municipal de Santa Rosa e da rede estadual de ensino do RS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.29-51

Resumo

O estudo trata da gestão escolar da sala de aula e do planejamento participativo. Tem como objetivo analisar como os processos de participação da comunidade escolar interferem na constituição do currículo, da autonomia dos sujeitos e na construção da democracia em espaços populares. A busca dos dados foi realizada a partir de observações sistemáticas em três escolas públicas estaduais de ensino, onde a referência das ações educativas é pautada na participação de todos instituindo práticas de educação popular num contexto popular. Constatou-se que, quanto mais espaços de planejamento participativo tanto mais se efetiva a construção da democracia na escola e na sala de aula. Entende-se a escola como espaço da diversidade, a sala de aula como um lugar privilegiado para aprender o exercício da cidadania, através da convivência respeitosa, do ambiente apropriado para a construção de currículos que atendam as perspectivas da educação popular. Para tal, é fundamental o reconhecimento dos saberes advindos da comunidade e, se torna imperativo que todos se sintam desafiados a compreender, a proeminência do comprometimento de cada um, no processo constitutivo da vida escolar.

 

Palavras-chave: Gestão; Sala de aula; Currículo; Educação popular. 

Biografia do Autor

Hedi Maria Luft, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Humanidades da UNIJUÍ, Doutora em Educação pela UNISINOS.

Diovanela Liara Schmitt, Professora da rede municipal de Santa Rosa e da rede estadual de ensino do RS

Mestranda do Curso de Pós-graduação stricto sensu - Educação nas Ciências da UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2017-07-06

Como Citar

Luft, H. M., & Schmitt, D. L. (2017). EDUCAÇÃO POPULAR: ESCOLA, SALA DE AULA E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO. Revista Contexto & Educação, 32(101), 29–51. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.29-51