EDUCAÇÃO POPULAR: ESCOLA, SALA DE AULA E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.29-51Resumen
O estudo trata da gestão escolar da sala de aula e do planejamento participativo. Tem como objetivo analisar como os processos de participação da comunidade escolar interferem na constituição do currículo, da autonomia dos sujeitos e na construção da democracia em espaços populares. A busca dos dados foi realizada a partir de observações sistemáticas em três escolas públicas estaduais de ensino, onde a referência das ações educativas é pautada na participação de todos instituindo práticas de educação popular num contexto popular. Constatou-se que, quanto mais espaços de planejamento participativo tanto mais se efetiva a construção da democracia na escola e na sala de aula. Entende-se a escola como espaço da diversidade, a sala de aula como um lugar privilegiado para aprender o exercício da cidadania, através da convivência respeitosa, do ambiente apropriado para a construção de currículos que atendam as perspectivas da educação popular. Para tal, é fundamental o reconhecimento dos saberes advindos da comunidade e, se torna imperativo que todos se sintam desafiados a compreender, a proeminência do comprometimento de cada um, no processo constitutivo da vida escolar.
Palavras-chave: Gestão; Sala de aula; Currículo; Educação popular.
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