GRUPOS DE ESTUDOS EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA: O SENTIDO ATRIBUÍDO POR PROFESSORES A PARTIR DE ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS

Autores

  • Silvio Rogerio Martins Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • gabriele de sousa Lins mutti Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Felipe José Rezende de Carvalho Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.417-457

Resumo

A inserção de professores em grupos de estudos constituídos em contextos de formação em Modelagem Matemática é considerada na literatura como um dos aspectos centrais para a adoção dela à suas práticas pedagógicas. Interessados em ampliar nossas compreensões acerca dessa inserção sob a ótica dos professores, assumimos uma atitude fenomenológica de investigação e dirigimo-nos aos artigos de periódicos interrogando: O que se mostra nos artigos que discutem Formação de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática, disponibilizados no Google Acadêmico e Portal da CAPES, sobre o sentido que os professores participantes atribuem aos grupos de estudo em que estão inseridos? Os resultados revelaram, entre outras coisas, que a construção de laços de amizade podem levar os professores a encarar o grupo como lócus de acolhimento e suporte para o trabalho com a Modelagem na escola. Além disso, a pesquisa revelou a importância de a formação em Modelagem valorizar iniciativas que busquem vencer o individualismo, respeitando e estimulando a individualidade dos professores,  de tal modo que sejam capazes de refletir as experiências que vivenciam enquanto coletivo e que essas os motivem a ampliar a comunicação com os pares, a produzir academicamente e a enxergar a Modelagem como uma prática possível.

Biografia do Autor

Silvio Rogerio Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e professor da Secretaria de Estado e Educação do Paraná

gabriele de sousa Lins mutti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e professora da Secretaria de Estado e Educação do Paraná

Felipe José Rezende de Carvalho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e professor e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Downloads

Publicado

2018-02-21

Como Citar

Martins, S. R., mutti, gabriele de sousa L., de Carvalho, F. J. R., & Klüber, T. E. (2018). GRUPOS DE ESTUDOS EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA: O SENTIDO ATRIBUÍDO POR PROFESSORES A PARTIR DE ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS. Revista Contexto & Educação, 33(104), 417–457. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.417-457