GRUPOS DE ESTUDOS EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA: O SENTIDO ATRIBUÍDO POR PROFESSORES A PARTIR DE ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.417-457Abstract
A inserção de professores em grupos de estudos constituídos em contextos de formação em Modelagem Matemática é considerada na literatura como um dos aspectos centrais para a adoção dela à suas práticas pedagógicas. Interessados em ampliar nossas compreensões acerca dessa inserção sob a ótica dos professores, assumimos uma atitude fenomenológica de investigação e dirigimo-nos aos artigos de periódicos interrogando: O que se mostra nos artigos que discutem Formação de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática, disponibilizados no Google Acadêmico e Portal da CAPES, sobre o sentido que os professores participantes atribuem aos grupos de estudo em que estão inseridos? Os resultados revelaram, entre outras coisas, que a construção de laços de amizade podem levar os professores a encarar o grupo como lócus de acolhimento e suporte para o trabalho com a Modelagem na escola. Além disso, a pesquisa revelou a importância de a formação em Modelagem valorizar iniciativas que busquem vencer o individualismo, respeitando e estimulando a individualidade dos professores, de tal modo que sejam capazes de refletir as experiências que vivenciam enquanto coletivo e que essas os motivem a ampliar a comunicação com os pares, a produzir academicamente e a enxergar a Modelagem como uma prática possível.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).