REFLEXÕES SOBRE O DOMÍNIO DO PENSAMENTO TEÓRICO NA ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES COM BASE EM VASILY DAVYDOV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.244-263

Resumo

Este texto parte do pressuposto que a escola tem por especificidade o trabalho com conteúdos científicos. Assim, o objetivo desse artigo consiste em analisar como os conteúdos escolares podem ser organizados de modo que ocorra a apropriação do conhecimento teórico. A partir deste intento, as discussões apresentadas orientam-se pelos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, de modo especial, no texto “O que é a atividade de ensino-aprendizagem” de Davydov. Esta obra apresenta reflexões sobre a essência da aprendizagem escolar, que é o conhecimento teórico, e como este pode ser pensado em sala de aula. A pesquisa evidenciou que os conhecimentos escolares são assimilados por meio da atividade de aprendizagem que requer além da linguagem necessidade interna e motivo para se adquirir. Destacou-se que a experimentação e a exploração é um possível caminho para se inter-relacionar o conteúdo interno e o externo, sendo este o conhecimento teórico almejado.  

Biografia do Autor

Eliana Cláudia Graciliano, Faculdade Educacional da Lapa - FAEL

Concluiu o curso de Formação de Docentes no Instituto de Educação Estadual de Maringá (IEEM). Graduou-se com Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com Pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional. É mestre em Educação pela mesma Universidade . Atualmente, é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e atua como pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a escola de Vigotsky - NEEVY .

Professora Da FAEL - Faculdade Educacional da Lapa. Curso/Departamente Pedagogia/ Educação

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Universidade Estadual de Maringa

Docente da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduada em Ciências pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1986), com complementação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1987). Graduação em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1991). Atua no ensino, extensão e pesquisa para a formação pedagógica de professores com ênfase na organização do ensino. Os subtemas de maior concentração são: Educação Matemática, Processo de Ensino e Aprendizagem, Formação de Professores e Prática de Ensino.

Downloads

Publicado

2018-02-21

Como Citar

Graciliano, E. C., & Moraes, S. P. G. de. (2018). REFLEXÕES SOBRE O DOMÍNIO DO PENSAMENTO TEÓRICO NA ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES COM BASE EM VASILY DAVYDOV. Revista Contexto &Amp; Educação, 33(104), 244–263. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.244-263