REFLEXÕES SOBRE O DOMÍNIO DO PENSAMENTO TEÓRICO NA ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES COM BASE EM VASILY DAVYDOV
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.244-263Resumen
Este texto parte do pressuposto que a escola tem por especificidade o trabalho com conteúdos científicos. Assim, o objetivo desse artigo consiste em analisar como os conteúdos escolares podem ser organizados de modo que ocorra a apropriação do conhecimento teórico. A partir deste intento, as discussões apresentadas orientam-se pelos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, de modo especial, no texto “O que é a atividade de ensino-aprendizagem” de Davydov. Esta obra apresenta reflexões sobre a essência da aprendizagem escolar, que é o conhecimento teórico, e como este pode ser pensado em sala de aula. A pesquisa evidenciou que os conhecimentos escolares são assimilados por meio da atividade de aprendizagem que requer além da linguagem necessidade interna e motivo para se adquirir. Destacou-se que a experimentação e a exploração é um possível caminho para se inter-relacionar o conteúdo interno e o externo, sendo este o conhecimento teórico almejado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).