A RELIGAÇÃO DOS SABERES A PARTIR DA SÉRIE COSMOS DE CARL SAGAN

Autores

  • Celso José Martinazzo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
  • Tailur Mousquer Martins Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
  • Sidinei Pithan da Silva Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.151-171

Resumo

Resumo: Neste texto nosso objetivo é analisar a série Cosmos, criada por Carl Sagan no final da década de 70, sob o ponto de vista da estratégia de colocar tudo em contexto pela religação dos saberes, conforme sugere o pensador francês Edgar Morin. Uma das tendências da educação escolar no futuro é a de utilizar de forma cada vez mais intensiva os resultados da Ciência e as novas tecnologias. Por esta razão, neste artigo, buscamos refletir sobre as possibilidades de uma educação criativa com base nas inovações científicas e tecnológicas levando em conta aquilo que foi apresentado na série Cosmos. O desafio que se coloca é promover a religação dos saberes com o objetivo de superar a sua fragmentação no processo de ensino-aprendizagem da Educação Básica. A série Cosmos, sob esse aspecto, apresenta-se como um recurso didático com potencial para promover uma compreensão contextualizada e complexa da realidade pela religação dos saberes.

Palavras-chave: Educação Básica. Religação dos saberes. Série Cosmos.

Biografia do Autor

Celso José Martinazzo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Mestre em Educação (UFSM); doutor em Educação (UFRGS) e pós-doutor pela Universidade do Minho (Uminho). Professor titular do Departamento de Humanidades e Educação e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí

Tailur Mousquer Martins, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Professor e Mestrando em Educação nas Ciências da Unijuí

Sidinei Pithan da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí). Doutor em Educação (UFPR). Professor titular do Departamento de Humanidades e Educação e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí

Downloads

Publicado

2018-02-21

Como Citar

Martinazzo, C. J., Martins, T. M., & Silva, S. P. da. (2018). A RELIGAÇÃO DOS SABERES A PARTIR DA SÉRIE COSMOS DE CARL SAGAN. Revista Contexto & Educação, 33(104), 151–171. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.151-171