A RELIGAÇÃO DOS SABERES A PARTIR DA SÉRIE COSMOS DE CARL SAGAN
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.151-171Abstract
Resumo: Neste texto nosso objetivo é analisar a série Cosmos, criada por Carl Sagan no final da década de 70, sob o ponto de vista da estratégia de colocar tudo em contexto pela religação dos saberes, conforme sugere o pensador francês Edgar Morin. Uma das tendências da educação escolar no futuro é a de utilizar de forma cada vez mais intensiva os resultados da Ciência e as novas tecnologias. Por esta razão, neste artigo, buscamos refletir sobre as possibilidades de uma educação criativa com base nas inovações científicas e tecnológicas levando em conta aquilo que foi apresentado na série Cosmos. O desafio que se coloca é promover a religação dos saberes com o objetivo de superar a sua fragmentação no processo de ensino-aprendizagem da Educação Básica. A série Cosmos, sob esse aspecto, apresenta-se como um recurso didático com potencial para promover uma compreensão contextualizada e complexa da realidade pela religação dos saberes.
Palavras-chave: Educação Básica. Religação dos saberes. Série Cosmos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).