TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) COMO FERRAMENTAS COGNITIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.%25pResumo
As chamadas “reformas” educacionais em vários países do ocidente têm enfatizado políticas de mercado, fazendo com que estudantes atendam a um “perfil” intimamente ligado ao mercado de trabalho, seguindo uma lógica tecnicista e capitalista. Em um movimento cíclico, essas questões têm sido pauta da própria formação de professores, e, no que diz respeito ao papel das TIC nesse processo formativo, em função do olhar tecnicista e instrumental vigente, diversos equívocos vêm sendo verificados no processo pedagógico. Assim, o objetivo deste estudo é estabelecer um arcabouço teórico e conceitual profundo acerca da integração entre TIC e formação docente, tendo o pensamento computacional como eixo articulador dos processos educacionais mediados pelas TIC, concebendo-as não por seu mero uso e sim como ferramentas cognitivas. Para tanto, realizamos uma análise teórica em artigos, dissertações e teses a partir do portal de periódicos da Capes e no software de compartilhamento de artigos Mendeley. Resultados preliminares apontam a necessidade de inserir, na formação docente, questões relacionadas não apenas “sobre” o uso das TIC, sob uma perspectiva instrumental, mas sim “com” esses instrumentos, tendo a concepção de ferramenta cognitiva como embasamento, algo já verificado em vários outros países.
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