TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) COMO FERRAMENTAS COGNITIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

  • Fabiana Diniz Kurtz UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI)
  • Denilson Rodrigues da Silva Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Câmpus Santo Ângelo

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.%25p

Resumen

As chamadas “reformas” educacionais em vários países do ocidente têm enfatizado políticas de mercado, fazendo com que estudantes atendam a um “perfil” intimamente ligado ao mercado de trabalho, seguindo uma lógica tecnicista e capitalista. Em um movimento cíclico, essas questões têm sido pauta da própria formação de professores, e, no que diz respeito ao papel das TIC nesse processo formativo, em função do olhar tecnicista e instrumental vigente, diversos equívocos vêm sendo verificados no processo pedagógico. Assim, o objetivo deste estudo é estabelecer um arcabouço teórico e conceitual profundo acerca da integração entre TIC e formação docente, tendo o pensamento computacional como eixo articulador dos processos educacionais mediados pelas TIC, concebendo-as não por seu mero uso e sim como ferramentas cognitivas. Para tanto, realizamos uma análise teórica em artigos, dissertações e teses a partir do portal de periódicos da Capes e no software de compartilhamento de artigos Mendeley. Resultados preliminares apontam a necessidade de inserir, na formação docente, questões relacionadas não apenas “sobre” o uso das TIC, sob uma perspectiva instrumental, mas sim “com” esses instrumentos, tendo a concepção de ferramenta cognitiva como embasamento, algo já verificado em vários outros países.

Biografía del autor/a

Fabiana Diniz Kurtz, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI)

Doutora em Educação nas Ciências; Departamento de Humanidades e Educação; Curso de Letras - Português e Inglês 

Denilson Rodrigues da Silva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Câmpus Santo Ângelo

 

Departamento de Engenharias e Ciência da Computação

Curso de Ciência da Computação

Curso de Sistemas de Informação

Publicado

2018-02-21

Cómo citar

Kurtz, F. D., & da Silva, D. R. (2018). TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) COMO FERRAMENTAS COGNITIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Contexto &Amp; Educación, 33(104), 5–33. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.%p