PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA APÓS INTERVENÇÃO COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO

Autores

  • Caroline Vargas Peres Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana.
  • Simone Lara Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Campus Uruguaiana.
  • Jaqueline Copetti Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Campus Uruguaiana.
  • Karoline Goulart Lanes Universidade Federal de Santa Maria UFSM
  • Max Castelhano Soares Universidade Federal de Santa Maria UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.346-364

Resumo

Nesse trabalho optou-se por abordar temas em saúde, através de metodologias ativas, utilizando a Metodologia da Problematização (MP), uma vez que essa ferramenta propicia ao aluno a valorização da realidade que o cerca, fazendo-o refletir sobre ela. Foram selecionadas duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, no qual em uma delas trabalhou-se os temas em saúde através de aula expositiva, e a outra, os temas foram abordados pela MP. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o Questionário de Percepção de Hábitos Saudáveis, aplicado antes e pós intervenção. Assim, foi possível constatar que houve mudança de percepção nos dois grupos de estudantes após a intervenção, porém na comparação inter-grupos, os estudantes do grupo da MP apresentaram maior conhecimento nos domínios avaliados, quando comparados aos estudantes que participaram da aula expositiva. Com isso, evidencia-se que a MP foi mais eficiente para promover conhecimento sobre as temáticas em saúde, do que as aulas expositivas.

Biografia do Autor

Caroline Vargas Peres, Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana.

Pós graduada em educação em ciências, Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana.

Simone Lara, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Campus Uruguaiana.

Doutora em educação em ciências, mestre em fisiologia humana, docente do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA/RS.

Jaqueline Copetti, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Campus Uruguaiana.

Doutora em educação em ciências: química da vida e saúde (UFSM), professora do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Campus Uruguaiana.

Karoline Goulart Lanes, Universidade Federal de Santa Maria UFSM

Doutora em educação em ciências: química da vida e saúde (UFSM)

Max Castelhano Soares, Universidade Federal de Santa Maria UFSM

Mestre em educação em ciências: química da vida e saúde (UFSM)

Downloads

Publicado

2018-02-21

Como Citar

Peres, C. V., Lara, S., Copetti, J., Lanes, K. G., & Soares, M. C. (2018). PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA APÓS INTERVENÇÃO COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO. Revista Contexto &Amp; Educação, 33(104), 346–364. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.346-364