IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA/PR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.210-243Resumo
O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)é uma política pública educacional com o objetivo de fomentar propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio. Com o intuito de compreender como estas propostas vêm sendo desenvolvidas nos propomos discutir as implicações desse programa no âmbito do ensino de Ciências da Natureza nas escolas estaduais de Curitiba-Paraná, considerando o macrocampo Iniciação Científica e Pesquisa. A constituição de dados se deu por meio de três técnicas: a análise documental, a entrevista e o questionário, tendo como sujeitos da pesquisa os gestores, professores de Biologia, Física e Química e os respectivos alunos que participaram das ações desenvolvidas no âmbito do programa. A abordagem da pesquisa se fundamentou no Ciclo de Políticas de Stephen Ball e colaboradores e a análise dos dados foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva. Foi possível constatar que os efeitos do ProEMI nas escolas investigadas foram de primeira ordem, caracterizados por mudanças apenas nas práticas fora da sala de aula e na estrutura parcial da escola. Pouca coisa mudou em relação ao currículo, a avaliação, os padrões de acesso ou oportunidades, sendo que estas mudanças foram restritas e privilegiando poucos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.