IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA/PR

Autores/as

  • Viviane Maria Rauth Secretaria do Estado da Educação do Paraná
  • Orliney Maciel Guimarães Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.210-243

Resumen

O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)é uma política pública educacional com o objetivo de fomentar propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio. Com o intuito de compreender como estas propostas vêm sendo desenvolvidas nos propomos discutir as implicações desse programa no âmbito do ensino de Ciências da Natureza nas escolas estaduais de Curitiba-Paraná, considerando o macrocampo Iniciação Científica e Pesquisa. A constituição de dados se deu por meio de três técnicas: a análise documental, a entrevista e o questionário, tendo como sujeitos da pesquisa os gestores, professores de Biologia, Física e Química e os respectivos alunos que participaram das ações desenvolvidas no âmbito do programa. A abordagem da pesquisa se fundamentou no Ciclo de Políticas de Stephen Ball e colaboradores e a análise dos dados foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva. Foi possível constatar que os efeitos do ProEMI nas escolas investigadas foram de primeira ordem, caracterizados por mudanças apenas nas práticas fora da sala de aula e na estrutura parcial da escola. Pouca coisa mudou em relação ao currículo, a avaliação, os padrões de acesso ou oportunidades, sendo que estas mudanças foram restritas e privilegiando poucos alunos.

Biografía del autor/a

Viviane Maria Rauth, Secretaria do Estado da Educação do Paraná

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFPR e professora de Biologia da rede pública de ensino do Paraná.

Orliney Maciel Guimarães, Universidade Federal do Paraná

É doutora em Ciências pela USP/São Carlos (1997), mestre em Ciências pela USP/FFCLRP de Ribeirão Preto (1991), possui Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1988). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Paraná, onde atua desde 1992. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR onde atuou de 2010 a 2016 orientando 13 dissertações de mestrado. Atualmente é credenciada como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, na Linha de Pesquisa: Cultura, Escola e Ensino e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Coordena o Núcleo de Educação em Química da UFPR desde 2000, foi Tutora do Grupo PET-Química de 2008-2014 e atualmente é coordenadora do curso de Bacharelado e Licenciatura em Química da UFPR. Atua na área de Ensino de Química com interesse nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, currículo e avaliação, experimentação no ensino de ciências e Ensino de Ciências para Deficientes Visuais.

Publicado

2018-02-21

Cómo citar

Rauth, V. M., & Guimarães, O. M. (2018). IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA/PR. Revista Contexto &Amp; Educación, 33(104), 210–243. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.210-243