ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.365-394Resumo
O trabalho analisou a adequação de uma Sequência Didática Interativa (SDI), que explorou a temática da alimentação saudável, às competências específicas para as Ciências da Natureza (CN) propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Conteúdos Conceituais, Procedimentais e Atitudinais (ZABALA, 1998) adaptados às particularidades das CN. A SDI foi desenvolvida em uma turma de quinto ano dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública do município de Santa Maria-RS, localizada em região periférica da cidade. A sequência envolveu uma diversidade metodológica, como: leituras, pesquisas, discussões em grupo, produção de textos, gráficos e desenhos. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, foram analisados os planos de trabalho de uma professora ao desenvolver a SDI e os registros dos estudantes ao participarem. Como resultado, percebeu-se a adequação das etapas da SDI às competências das CN estabelecidas pela BNCC, bem como algumas evidências do desenvolvimento dessas nos estudantes participantes. Além disso, os três Conteúdos foram contemplados em diversos momentos da sequência. Dessa forma, a SDI trabalhada auxiliou na formação das crianças ao possibilitar o conhecimento sobre alimentação saudável e ao instrumentalizar a tomada de decisões quanto aos hábitos alimentares que irão adotar a partir de então.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.