ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.365-394Abstract
O trabalho analisou a adequação de uma Sequência Didática Interativa (SDI), que explorou a temática da alimentação saudável, às competências específicas para as Ciências da Natureza (CN) propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Conteúdos Conceituais, Procedimentais e Atitudinais (ZABALA, 1998) adaptados às particularidades das CN. A SDI foi desenvolvida em uma turma de quinto ano dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública do município de Santa Maria-RS, localizada em região periférica da cidade. A sequência envolveu uma diversidade metodológica, como: leituras, pesquisas, discussões em grupo, produção de textos, gráficos e desenhos. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, foram analisados os planos de trabalho de uma professora ao desenvolver a SDI e os registros dos estudantes ao participarem. Como resultado, percebeu-se a adequação das etapas da SDI às competências das CN estabelecidas pela BNCC, bem como algumas evidências do desenvolvimento dessas nos estudantes participantes. Além disso, os três Conteúdos foram contemplados em diversos momentos da sequência. Dessa forma, a SDI trabalhada auxiliou na formação das crianças ao possibilitar o conhecimento sobre alimentação saudável e ao instrumentalizar a tomada de decisões quanto aos hábitos alimentares que irão adotar a partir de então.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).