ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DE 8º ANO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.271-286Resumo
Neste artigo apresenta-se parte de uma investigação maior, que buscou averiguar a influência de práticas de leitura e de escrita como facilitadoras nos processos de compreensão, interpretação e resolução de problemas matemáticos. Especificamente, neste artigo, optou-se por discutir sobre atividades que envolvem a utilização de diferentes estratégias de resolução de problemas matemáticos. As atividades foram desenvolvidas com oito alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, tendo, como principais fundamentos teóricos, Dante (2009), Cavalcante (2001) e Alves (2006) que destacam a importância do trabalho com resolução de problemas matemáticos, assim como também apontam a utilização de diferentes estratégias como fundamentais para a aprendizagem dos alunos. No decorrer do desenvolvimento das atividades, foram exploradas diferentes formas de resolver problemas, apresentando para os alunos que é possível utilizar outras formas para se chegar ao mesmo resultado para a atividade proposta. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados o diário de campo da pesquisadora, caderno individual dos alunos, observações e filmagens. Destaca-se a dificuldade enfrentada pelos alunos nas primeiras atividades de formulação de problemas matemáticos, inclusive uma resistência em relação a aceitar que um mesmo problema poderia ser resolvido de diferentes maneiras, porém percebeu-se um acentuado crescimento neste aspecto no decorrer das atividades.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.