ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DE 8º ANO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.271-286Abstract
Neste artigo apresenta-se parte de uma investigação maior, que buscou averiguar a influência de práticas de leitura e de escrita como facilitadoras nos processos de compreensão, interpretação e resolução de problemas matemáticos. Especificamente, neste artigo, optou-se por discutir sobre atividades que envolvem a utilização de diferentes estratégias de resolução de problemas matemáticos. As atividades foram desenvolvidas com oito alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, tendo, como principais fundamentos teóricos, Dante (2009), Cavalcante (2001) e Alves (2006) que destacam a importância do trabalho com resolução de problemas matemáticos, assim como também apontam a utilização de diferentes estratégias como fundamentais para a aprendizagem dos alunos. No decorrer do desenvolvimento das atividades, foram exploradas diferentes formas de resolver problemas, apresentando para os alunos que é possível utilizar outras formas para se chegar ao mesmo resultado para a atividade proposta. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados o diário de campo da pesquisadora, caderno individual dos alunos, observações e filmagens. Destaca-se a dificuldade enfrentada pelos alunos nas primeiras atividades de formulação de problemas matemáticos, inclusive uma resistência em relação a aceitar que um mesmo problema poderia ser resolvido de diferentes maneiras, porém percebeu-se um acentuado crescimento neste aspecto no decorrer das atividades.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).