Entre diálogos e imagens: Espaços e funções da escola pelo olhar de um grupo de estudantes concluintes do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.8018Resumo
Que aprendizagens são possíveis na escola? Em quais espaços da escola se aprende? Esta discussão foi realizada com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública de um município do interior do Rio Grande do Sul (RS), como parte da pesquisa "A escola e as novas configurações da contemporaneidade: a voz de estudantes concluintes do Ensino Médio e Fundamental" (MCTI/CNPq/Universal 14/2014), vinculada ao Mestrado em Ensino de uma universidade do RS. Os encontros promoveram debates, produção de fotografias e discussão das imagens produzidas, a partir da pergunta Qual a função da escola na contemporaneidade?. A discussão e o tratamento dos materiais foram conduzidos a partir da análise do discurso foucaultiano (2010, 2012, 2013). Os estudantes ressaltaram que é função da escola ensinar os conteúdos, mas que, também, é por meio dela que possuem as lembranças da infância, do tempo em que nela viveram, das amizades ali iniciadas. Indicaram que os espaços de aprendizagens podem envolver a sala de aula, o pátio externo, a quadra de esportes, os corredores, o parquinho, a biblioteca, e confirmaram que a escola permite construções para além do pré-estabelecido nos documentos escolares, deixando marcas na constituição dos estudantes.
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