Entre diálogos e imagens: Espaços e funções da escola pelo olhar de um grupo de estudantes concluintes do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.8018

Resumen

Que aprendizagens são possíveis na escola? Em quais espaços da escola se aprende? Esta discussão foi realizada com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública de um município do interior do Rio Grande do Sul (RS), como parte da pesquisa "A escola e as novas configurações da contemporaneidade: a voz de estudantes concluintes do Ensino Médio e Fundamental" (MCTI/CNPq/Universal 14/2014), vinculada ao Mestrado em Ensino de uma universidade do RS. Os encontros promoveram debates, produção de fotografias e discussão das imagens produzidas, a partir da pergunta Qual a função da escola na contemporaneidade?. A discussão e o tratamento dos materiais foram conduzidos a partir da análise do discurso foucaultiano (2010, 2012, 2013). Os estudantes ressaltaram que é função da escola ensinar os conteúdos, mas que, também, é por meio dela que possuem as lembranças da infância, do tempo em que nela viveram, das amizades ali iniciadas. Indicaram que os espaços de aprendizagens podem envolver a sala de aula, o pátio externo, a quadra de esportes, os corredores, o parquinho, a biblioteca, e confirmaram que a escola permite construções para além do pré-estabelecido nos documentos escolares, deixando marcas na constituição dos estudantes.

 

Citas

AQUINO, Julio Groppa. Da (contra) normatividade do cotidiano escolar: problematizando discursos sobre a indisciplina discente. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 143, p. 456-484, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v41n143/a07v41 n143. Acesso em: 20 maio 2017.

BANKS, Marcos. Visual methods in social research. London: Sage, 2001.

CORTI, Ana Paula. Uma diversidade de sujeitos: juventude e diversidade no ensino médio. In: BRASIL, Ministério da Educação. Juventude e Escolarização: os sentidos do ensino médio. Ano XIX, boletim 18, p. 12-15, Novembro de 2009.

CUNHA, Maria Isabel da. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. Revista Educação UNISINOS, v. 12, n. 3, p. 182-186, 2008. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/5324. Acesso em: 16 mar. 2017.

DAL’IGNA, Maria Claudia. Grupo focal na pesquisa em educação: passo a passo teórico-metodológico. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. p. 196-217.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collége de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 22. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

FOUCAULT, Michel. Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Coleção Ditos & Escritos I. Organização e seleção de textos: Manoel Barros da Motta; tradução: Vera Lúcia Avelallar Ribeiro. 3. ed. Rio de Janeiro: Florense Universitária, 2010.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. 41. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

GATTI, Bernadete. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber livro, 2005.

HATTGE, Morgana Domênica et al. Currículo, governamento e processos de subjetivação. In: MUNHOZ, Angélica Vier; COSTA, Cristiano Bedin da; OHLWEILER, Mariane Inês. (org.). Currículo, espaço, movimento: notas de pesquisa. Lajeado: Ed. Univates, 2016. p. 49-58.

LOPES, Maura Corcini; VEIGA-NETO, Alfredo. Os meninos. Educação e Realidade, v. 29, n. 1, p. 229-239, jan./jun. 2004.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Tradução: Cristina Antunes. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

RIBEIRO, Solange Lucas. Espaço Escolar: um elemento (in) visível no currículo. Sitientibus, Feira de Santana, v. 31, p. 103-118, 2004.

RODRIGUES, Aline et al. Currículo em foco: teorias, documentos e movimentos. In: MUNHOZ, Angélica Vier; COSTA, Cristiano Bedin da; OHLWEILER, Mariane Inês. (org.). Currículo, espaço, movimento: notas de pesquisa. Lajeado: Ed. Univates, 2016. p. 29-40.

SARDE NETO, Emilio; MALANSKI, Lawrence Mayer. Território, cultura e representação. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2016. 222 p. (Livro eletrônico). Disponível em: https://livrariaintersaberes.com.br/produto/territorio-cultura-e-representacao/.

SCHWERTNER, Suzana Feldens. Escultural como somente o humano pode ser: quando o hiper-realismo nos convoca a pensar o currículo. In: MUNHOZ, Angélica Vier et al. (org.). Currículo, espaço, movimento – notas de pesquisa. Lajeado: Editora da Univates, 2016. p. 67-80.

SCHWERTNER, Suzana Feldens; CONRAD, Jaqueline. Um click na escola: olhares e discursos de jovens estudantes sobre a instituição escolar contemporânea. Caderno pedagógico, Lajeado, v. 13, n. 2, p. 28-46. 2016.

SCHWERTNER, Suzana Feldens; CONRAD, Jaqueline; DIESEL, Daniela; WEBER, Daniela Maria. O livro é de papel, e a imaginação rola solta: a biblioteca escolar na ótica de jovens estudantes. Educação em Foco, ano 20, n. 31, p. 95-114. 2017.

SCHWERTNER, Suzana Feldens; MUNHOZ, Angélica Vier. Imagens da escola e suas funções na contemporaneidade: o discurso de estudantes concluintes do ensino médio. Imagens da Educação, v. 7, n. 1, p. 58-69. 2017.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

TORRE, Daniela; MURPHY, Joseph. A different lens: changing perspectives using photo-elicitation interviews. Educational Policy Analysis Archives, v. 23, n. 111, p. 1-23, 2015. Disponível em: http://epaa.asu.edu/ojs/article/view/2051. Acesso em: 5 nov. 2017.

WOODGATE, Roberta; ZURBA, Melanie; TENNENT, Pauline. Worth a thousand word? Advantages, challenges and opportunities in working with photovoice as qualitative research method with youth and their families. Forum: qualitative social research, v. 18, n. 1, 2017. Disponível em: http://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/view/2659/4045. Acesso em: 5 nov. 2017.

Publicado

2023-09-26

Cómo citar

Zanelatto, E. M., Schwertner, S. F., & Weber, D. M. (2023). Entre diálogos e imagens: Espaços e funções da escola pelo olhar de um grupo de estudantes concluintes do ensino fundamental. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e8018. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.8018

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes