SENSIBILIZAR PARA INCLUIR: VOVÓ FOFUXA E SUAS BONECAS DE PANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Eloiza Cristiane Torres
  • Léia Aparecida Veiga Unila

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.282-300

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Recursos didáticos. Contação de histórias. Canal do Youtube e bonecas de pano.

Resumo

É cada vez mais comum a presença de estudantes com deficiência físicas, sensoriais nas escolas de ensino básico bem como em instituições de ensino não formais. O presente artigo visa apresentar atividades de contação de histórias desenvolvida pelo por professores inseridos em um projeto de pesquisa que trata de materiais didáticos e ensino de geografia. O princípio básico foi de escolher histórias com caráter geográfico e também algumas clássicas da literatura infantil a fim de contá-las e depois divulgá-las por meio de canal do Youtube, páginas do facebook e para contação de histórias junto às crianças com utilização de bonecas de pano. Como resultado obteve-se a participação dos estudantes e professores envolvidos na atividade e o indicativo do potencial dessas ações lúdicas na promoção da sensibilização dos estudantes da educação infantil e ensino fundamental I para a questão do respeito ao outro.

Biografia do Autor

Eloiza Cristiane Torres

Bacharel e licenciada em Geografia. Mestre e doutora em Geografia pela Unesp de Presidente Prudente/SP. Docente no departamento de Geociências e no Programa de Pós-Graduaçao em Geografia da Universidade Estadual de Londrina/PR.

Downloads

Publicado

2021-02-23

Como Citar

Torres, E. C., & Veiga, L. A. (2021). SENSIBILIZAR PARA INCLUIR: VOVÓ FOFUXA E SUAS BONECAS DE PANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista Contexto & Educação, 36(113), 282–300. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.282-300