SENSIBILIZAR PARA INCLUIR: VOVÓ FOFUXA E SUAS BONECAS DE PANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.282-300Palabras clave:
Educação Inclusiva. Recursos didáticos. Contação de histórias. Canal do Youtube e bonecas de pano.Resumen
É cada vez mais comum a presença de estudantes com deficiência físicas, sensoriais nas escolas de ensino básico bem como em instituições de ensino não formais. O presente artigo visa apresentar atividades de contação de histórias desenvolvida pelo por professores inseridos em um projeto de pesquisa que trata de materiais didáticos e ensino de geografia. O princípio básico foi de escolher histórias com caráter geográfico e também algumas clássicas da literatura infantil a fim de contá-las e depois divulgá-las por meio de canal do Youtube, páginas do facebook e para contação de histórias junto às crianças com utilização de bonecas de pano. Como resultado obteve-se a participação dos estudantes e professores envolvidos na atividade e o indicativo do potencial dessas ações lúdicas na promoção da sensibilização dos estudantes da educação infantil e ensino fundamental I para a questão do respeito ao outro.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).