O CORPO HUMANO E O NEGRO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

Autores

  • Florença Freitas Silvério Universidade de São Paulo
  • Marcelo Tadeu Motokane Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto - USP

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.26-41

Palavras-chave:

educação das relações ético-raciais, ensino de Biologia, representação social, livros didáticos.

Resumo

As relações étnico-raciais são pouco estudadas no ensino de ciências. Entretanto este é um campo de estudo que pode contribuir muito para a construção de relações raciais mais positivas. Entender as construções históricas da Ciência sobre as relações raciais é fundamental para podermos elaborar maneiras de combater hierarquizações, estereótipos e reproduções negativas para a população negra no ensino de Ciências. Os conhecimentos sobre a história da Ciência, perpassada pelo racismo científico e uma análise ancorada na teoria das representações sociais, ajudam-nos a interpretar melhor esse fenômeno. Nesse trabalho buscamos investigar como o corpo humano é representado, do ponto de vista racial, em algumas coleções de livros didáticos de Biologia. Utilizamos a análise do conteúdo proposta por Bardin (2011) para levantar e analisar os dados. Analisando os livros didáticos de Biologia, constamos uma sub-reprensetação dos corpos negros como corpos humanos, trazendo uma representação que parece normatizar o branco como legítimo representante da espécie. 

Biografia do Autor

Marcelo Tadeu Motokane, Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto - USP

Possui graduação em Biologia pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências (modalidade Biologia), atuando principalmente nos seguintes temas: argumentação no ensino de ciências e biologia, linguagem e ensino de ciências, educação ambiental, formação de professores de ciências e biologia. Orientador do Programa de Pós-Graduação Interunidade de Ensino de Ciências (modalidade Biologia) e Programa de Pós-Graduação de Biologia Comparada, ambos da Universidade de São Paulo. Coordena o grupo de pesquisa LINCE (Linguagem e Ensino de Ciências) e o Laboratório de Ensino de Biologia (LEB) do departamento de biologia da FFCLRP

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

Silvério, F. F., & Motokane, M. T. (2019). O CORPO HUMANO E O NEGRO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA. Revista Contexto &Amp; Educação, 34(108), 26–41. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.26-41

Edição

Seção

Interculturalidade e Educação