O CORPO HUMANO E O NEGRO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.26-41Palabras clave:
educação das relações ético-raciais, ensino de Biologia, representação social, livros didáticos.Resumen
As relações étnico-raciais são pouco estudadas no ensino de ciências. Entretanto este é um campo de estudo que pode contribuir muito para a construção de relações raciais mais positivas. Entender as construções históricas da Ciência sobre as relações raciais é fundamental para podermos elaborar maneiras de combater hierarquizações, estereótipos e reproduções negativas para a população negra no ensino de Ciências. Os conhecimentos sobre a história da Ciência, perpassada pelo racismo científico e uma análise ancorada na teoria das representações sociais, ajudam-nos a interpretar melhor esse fenômeno. Nesse trabalho buscamos investigar como o corpo humano é representado, do ponto de vista racial, em algumas coleções de livros didáticos de Biologia. Utilizamos a análise do conteúdo proposta por Bardin (2011) para levantar e analisar os dados. Analisando os livros didáticos de Biologia, constamos uma sub-reprensetação dos corpos negros como corpos humanos, trazendo uma representação que parece normatizar o branco como legítimo representante da espécie.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.