THE HUMAN BODY AND BLACK PEOPLE IN BIOLOGY TEXTBOOKS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.26-41Keywords:
educação das relações ético-raciais, ensino de Biologia, representação social, livros didáticos.Abstract
The racial relations in Nature Sciences are little studied. However its a área that can contribute for combat racism. We need understand how the biology teachig is influencied for historical constructs about racial relations. This is fundamental so that we can combat hierarchizations, stereotypes and negative representations for black people in Science teaching. The knowledge about history of Science, scientific racism and social representation, help us to interpret this phenomenon better. In this research we analyze biology textbooks and how human bodys was represent. We find few representations of black people in this material. The human body was represent, in the most times, for white body. This seems to be the universal human.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).