A MULTIMODALIDADE E A INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DO ESPANHOL: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO CERCANÍA JOVEN

Autores

  • Francisca Bruna Oliveira Peixoto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maria Zenaide Valdivino da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.72-91

Palavras-chave:

Interculturalidade. Letramento multimodal crítico. Livro didático. Língua espanhola.

Resumo

As novas práticas sociais, que vêm emergindo na sociedade, têm dado origem a distintas formas de comunicação e novos letramentos, destacando-se dois tipos de multiplicidades decorrentes da sociedade contemporânea globalizada: a cultural e a textual. Diante disso, é objetivo deste trabalho investigar o modo como o livro didático Cercanía joven propõe a leitura dos textos multimodais a fim de promover a interculturalidade e o letramento crítico. Para fundamentar nossas análises, guiamo-nos pelas leituras de Araújo (2011), Descardeci (2002), Dionisio (2008), Kress e Van Leeuwen (2006), Rojo (2012), García Canclini (2009), Lima (2013), Santos (2004) dentre outros. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva e interpretativista, de natureza qualitativa. O corpus da pesquisa é composto pela seção “Culturas en diálogo: nuestra cercanía”, do volume um do livro didático, a partir da qual foram obtidos os seguintes resultados: a referida seção tem como objetivo que o aluno desenvolva um diálogo entre sua cultura e a cultura dos países hispânicos, estabelecendo uma relação de interação e respeito, tal como propõe o princípio da alteridade. Contudo, em alguns momentos, pudemos compreender que os textos davam margem para uma exploração multimodal crítica, mas as atividades de interpretação não exploraram esse potencial.

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

Oliveira Peixoto, F. B., & Valdivino da Silva, M. Z. (2019). A MULTIMODALIDADE E A INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DO ESPANHOL: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO CERCANÍA JOVEN. Revista Contexto & Educação, 34(108), 72–91. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.72-91

Edição

Seção

Interculturalidade e Educação