A MULTIMODALIDADE E A INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DO ESPANHOL: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO CERCANÍA JOVEN
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.72-91Palavras-chave:
Interculturalidade. Letramento multimodal crítico. Livro didático. Língua espanhola.Resumo
As novas práticas sociais, que vêm emergindo na sociedade, têm dado origem a distintas formas de comunicação e novos letramentos, destacando-se dois tipos de multiplicidades decorrentes da sociedade contemporânea globalizada: a cultural e a textual. Diante disso, é objetivo deste trabalho investigar o modo como o livro didático Cercanía joven propõe a leitura dos textos multimodais a fim de promover a interculturalidade e o letramento crítico. Para fundamentar nossas análises, guiamo-nos pelas leituras de Araújo (2011), Descardeci (2002), Dionisio (2008), Kress e Van Leeuwen (2006), Rojo (2012), García Canclini (2009), Lima (2013), Santos (2004) dentre outros. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva e interpretativista, de natureza qualitativa. O corpus da pesquisa é composto pela seção “Culturas en diálogo: nuestra cercanía”, do volume um do livro didático, a partir da qual foram obtidos os seguintes resultados: a referida seção tem como objetivo que o aluno desenvolva um diálogo entre sua cultura e a cultura dos países hispânicos, estabelecendo uma relação de interação e respeito, tal como propõe o princípio da alteridade. Contudo, em alguns momentos, pudemos compreender que os textos davam margem para uma exploração multimodal crítica, mas as atividades de interpretação não exploraram esse potencial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).