O CURRÍCULO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.202-225Palavras-chave:
Currículo Inovador ; Currículo Tecnicista; Currículo como Discurso / DefiniçãoResumo
O presente artigo traz resultados parciais de Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência de uma Universidade Federal do sul do Brasil. Perguntou-se: que Currículo de Química os professores consideram relevante e sobre quais critérios assenta-se a sua escolha? Ouviu-se professores de Escolas Públicas do Ensino Médio através de uma entrevista semiestruturada analisada à luz da metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD). O objetivo geral da pesquisa consistiu em reconhecer e interpretar o que pensa e concebe a comunidade de Educação Química (Professores) sobre o Currículo de Química na Educação Básica, em termos de concepções, discursos e práticas. Reconheceu-se cinco categorias de análise, as quais são apresentadas com proposições, sendo que para este artigo optou-se por apresentar três dessas categorias: Currículo Inovador; Currículo Tecnicista e Currículo como discurso/definição. Dentre os resultados percebeu-se que os docentes reconhecem que há a necessidade um currículo inovador, que relacione os conteúdos científicos com o cotidiano do estudante, bem como, contemple metodologias diferenciadas de trabalho em sala de aula; interpretadas no horizonte das condições teórico-práticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).