O CURRÍCULO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.202-225Palabras clave:
Currículo Inovador ; Currículo Tecnicista; Currículo como Discurso / DefiniçãoResumen
O presente artigo traz resultados parciais de Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência de uma Universidade Federal do sul do Brasil. Perguntou-se: que Currículo de Química os professores consideram relevante e sobre quais critérios assenta-se a sua escolha? Ouviu-se professores de Escolas Públicas do Ensino Médio através de uma entrevista semiestruturada analisada à luz da metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD). O objetivo geral da pesquisa consistiu em reconhecer e interpretar o que pensa e concebe a comunidade de Educação Química (Professores) sobre o Currículo de Química na Educação Básica, em termos de concepções, discursos e práticas. Reconheceu-se cinco categorias de análise, as quais são apresentadas com proposições, sendo que para este artigo optou-se por apresentar três dessas categorias: Currículo Inovador; Currículo Tecnicista e Currículo como discurso/definição. Dentre os resultados percebeu-se que os docentes reconhecem que há a necessidade um currículo inovador, que relacione os conteúdos científicos com o cotidiano do estudante, bem como, contemple metodologias diferenciadas de trabalho em sala de aula; interpretadas no horizonte das condições teórico-práticas.
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