TEORIA DA ATIVIDADE EM FOCO: ENLACES COM A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.23-43

Palavras-chave:

Teoria da Atividade, Formação de Professores, Ensino de Química, Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

O presente artigo tem como objetivo encontrar elementos na Teoria da Atividade para que possamos discutir aspectos da formação do professor de química. A Teoria da Atividade discute o desenvolvimento do homem a partir das suas atividades frente a realidade objetiva. Para tal, a motivação para uma atividade só surge frente as necessidades e um objeto que as supram. A partir de elementos dessa teoria, entendemos que o desenvolvimento da criatividade e a atividade de ensino do professor passa pela (inter)conversões de ações e operações. Além disso, entendemos, por meio dessa teoria, que os motivos da atividade de estudo do discente e de ensino do docente precisam fazer parte do processo formativo dos professores. O trabalho não esgota as categorias presentes na Teoria da Atividade, mas tenta trazer reflexões importantes para a formação de professores de química.

Biografia do Autor

Lucas Vivas de Sá, UFBA

Professor da Universidade Federal da Bahia, possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia, Mestre pelo programa de Ensino Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS e Doutorando no programa de Ensino Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias e Ensino de Química. Desenvolve trabalhos relacionados ao uso das Tecnologias Digitais na Educação e as influências sociais das mesmas, além de trabalhos relacionados a Pedagogia Histórico Crítica, Psicologia Cultural e Formação de Professores.

Hélio da Silva Messeder Neto, UFBA

Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (2010), mestrado e doutorado pelo programa de pós graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA. Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal da Bahia.É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. Tem experiência na área de Ensino de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica no Ensino de Ciências e Ludicidade

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Publicado

2020-01-02

Como Citar

de Sá, L. V., & Messeder Neto, H. da S. (2020). TEORIA DA ATIVIDADE EM FOCO: ENLACES COM A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA. Revista Contexto & Educação, 35(110), 23–43. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.23-43

Edição

Seção

Dossiê: Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico Humano