TEORIA DA ATIVIDADE EM FOCO: ENLACES COM A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.23-43Palavras-chave:
Teoria da Atividade, Formação de Professores, Ensino de Química, Psicologia Histórico-CulturalResumo
O presente artigo tem como objetivo encontrar elementos na Teoria da Atividade para que possamos discutir aspectos da formação do professor de química. A Teoria da Atividade discute o desenvolvimento do homem a partir das suas atividades frente a realidade objetiva. Para tal, a motivação para uma atividade só surge frente as necessidades e um objeto que as supram. A partir de elementos dessa teoria, entendemos que o desenvolvimento da criatividade e a atividade de ensino do professor passa pela (inter)conversões de ações e operações. Além disso, entendemos, por meio dessa teoria, que os motivos da atividade de estudo do discente e de ensino do docente precisam fazer parte do processo formativo dos professores. O trabalho não esgota as categorias presentes na Teoria da Atividade, mas tenta trazer reflexões importantes para a formação de professores de química.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).