TEORIA DA ATIVIDADE EM FOCO: ENLACES COM A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.23-43

Palabras clave:

Teoria da Atividade, Formação de Professores, Ensino de Química, Psicologia Histórico-Cultural

Resumen

O presente artigo tem como objetivo encontrar elementos na Teoria da Atividade para que possamos discutir aspectos da formação do professor de química. A Teoria da Atividade discute o desenvolvimento do homem a partir das suas atividades frente a realidade objetiva. Para tal, a motivação para uma atividade só surge frente as necessidades e um objeto que as supram. A partir de elementos dessa teoria, entendemos que o desenvolvimento da criatividade e a atividade de ensino do professor passa pela (inter)conversões de ações e operações. Além disso, entendemos, por meio dessa teoria, que os motivos da atividade de estudo do discente e de ensino do docente precisam fazer parte do processo formativo dos professores. O trabalho não esgota as categorias presentes na Teoria da Atividade, mas tenta trazer reflexões importantes para a formação de professores de química.

Biografía del autor/a

Lucas Vivas de Sá, UFBA

Professor da Universidade Federal da Bahia, possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia, Mestre pelo programa de Ensino Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS e Doutorando no programa de Ensino Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias e Ensino de Química. Desenvolve trabalhos relacionados ao uso das Tecnologias Digitais na Educação e as influências sociais das mesmas, além de trabalhos relacionados a Pedagogia Histórico Crítica, Psicologia Cultural e Formação de Professores.

Hélio da Silva Messeder Neto, UFBA

Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (2010), mestrado e doutorado pelo programa de pós graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA. Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal da Bahia.É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. Tem experiência na área de Ensino de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica no Ensino de Ciências e Ludicidade

Publicado

2020-01-02

Cómo citar

de Sá, L. V., & Messeder Neto, H. da S. (2020). TEORIA DA ATIVIDADE EM FOCO: ENLACES COM A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA. Revista Contexto &Amp; Educação, 35(110), 23–43. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.23-43

Número

Sección

Dossiê: Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico Humano