CONSTRUINDO A DISCIPLINA DE PSICOFARMACOLOGIA E APRENDIZAGEM COM ALUNOS DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO A PARTIR DE CÍRCULOS DE DIÁLOGO E COMPREENSÃO.

  • Daniela Copetti Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Palavras-chave: Alunos. Aprendizagem. Psicofarmacologia.

Resumo

Este artigo tem como propósito refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos na aprendizagem e os fatores relacionados ao uso demasiado de medicamentos, principalmente em idade escolar. Essas reflexões serão feitas a partir da construção de círculos de diálogo e compreensão aonde cada pós-graduando terá a oportunidade de trazer as suas experiências vividas em sala de aula com os seus alunos. Os círculos de diálogo são baseados na Escuta – e dentro desta a Presença, a Atenção e o Silêncio de cada participante. Fazendo uso dessa metodologia foi possível estruturar a disciplina de Psicofarmacologia e Aprendizagem ministrada no curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Através dessa construção entre professor e alunos foi possível explorar diferentes áreas, entre elas: Farmacologia, Neurociência, Pedagogia Social e Psicologia. Verificamos que muitas vezes o uso de medicamentos em indivíduos, principalmente na infância e adolescência, ocorre de forma errada, grandes quantidades, altas dosagens e muitas vezes sem um diagnóstico correto. Chega-se assim a conclusão que boas doses de amor, carinho e atenção podem substituir consideravelmente o uso desses medicamentos. O aluno deve ser encantado pelo mundo, pelo espaço no qual está aprendendo.

Publicado
2020-08-25
Como Citar
SantosD. (2020). CONSTRUINDO A DISCIPLINA DE PSICOFARMACOLOGIA E APRENDIZAGEM COM ALUNOS DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO A PARTIR DE CÍRCULOS DE DIÁLOGO E COMPREENSÃO. Revista Contexto & Educação, 36(113). Recuperado de https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/9144