CONSTRUINDO A DISCIPLINA DE PSICOFARMACOLOGIA E APRENDIZAGEM COM ALUNOS DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO A PARTIR DE CÍRCULOS DE DIÁLOGO E COMPREENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.195-205Palabras clave:
Alunos. Aprendizagem. Psicofarmacologia.Resumen
Este artigo tem como propósito refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos na aprendizagem e os fatores relacionados ao uso demasiado de medicamentos, principalmente em idade escolar. Essas reflexões serão feitas a partir da construção de círculos de diálogo e compreensão aonde cada pós-graduando terá a oportunidade de trazer as suas experiências vividas em sala de aula com os seus alunos. Os círculos de diálogo são baseados na Escuta – e dentro desta a Presença, a Atenção e o Silêncio de cada participante. Fazendo uso dessa metodologia foi possível estruturar a disciplina de Psicofarmacologia e Aprendizagem ministrada no curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Através dessa construção entre professor e alunos foi possível explorar diferentes áreas, entre elas: Farmacologia, Neurociência, Pedagogia Social e Psicologia. Verificamos que muitas vezes o uso de medicamentos em indivíduos, principalmente na infância e adolescência, ocorre de forma errada, grandes quantidades, altas dosagens e muitas vezes sem um diagnóstico correto. Chega-se assim a conclusão que boas doses de amor, carinho e atenção podem substituir consideravelmente o uso desses medicamentos. O aluno deve ser encantado pelo mundo, pelo espaço no qual está aprendendo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).