Relações de gênero e sexualidade: Uma análise do discurso dos livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.9149Palavras-chave:
Ensino fundamental. Direitos sexuais. Heteronormatividade.Resumo
O livro didático é, muitas vezes, a única referência para o trabalho dos educadores, assumindo um papel central nas definições de estratégias de ensino. Além de interferir na organização pedagógica das escolas, tem peso na cultura dos cidadãos, por influenciar nos valores das sociedades, pela forma que apresenta os fatos e pelo próprio processo de veiculação do conhecimento. Em virtude de seu frequente uso nas instituições escolares, se faz necessário averiguar como e de que forma são abordadas as questões de gênero e sexualidade nos livros didáticos. Neste trabalho, procuramos identificar se os livros em circulação estão livres de preconceitos e estereotipagem. Para tal, a metodologia utilizada foi a de ATD (Análise Textual Discursiva). Foram examinados os livros didáticos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola do Sudoeste do Estado do Paraná. É possível argumentar que alguns dos livros analisados deixam a desejar na abordagem dos temas transversais gênero e sexualidade, e que os mesmos ainda contêm informações equivocadas e desatualizadas, predominando uma visão heteronormativa.
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