FEIRA DE CIÊNCIAS: ABORDANDO RELAÇÕES ENTRE TERMODINÂMICA E CORPO HUMANO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.183-194Palavras-chave:
Pesquisa e ensino; metodologias ativas; autonomia na busca de conhecimento; interdisciplinaridade.Resumo
As feiras de ciências, bastante populares no Brasil, são vistas como uma oportunidade para que estudantes tanto do Ensino Fundamental como do Ensino Médio, possam apresentar suas produções científicas. O trabalho tem como objetivo averiguar as contribuições da feira de ciências na construção e reconstrução de conhecimento bem como avaliar indícios de autonomia dos estudantes mediante os trabalhos apresentados. Neste sentido, o estudo é um recorte de uma das atividades, desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada no município de Sinop/MT, durante a intervenção pedagógica de uma mestranda de um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. Os estudantes foram avaliados pela pesquisadora levando em consideração, além dos itens exigidos no roteiro, a qualidade do trabalho exposto, a relevância das informações apresentadas sobre o tema, a criatividade, o planejamento e a apresentação de material extra. Além dessa avaliação, também ocorreu avaliação por um grupo de professores convidados pela comissão organizadora do evento. A feira de ciências possibilitou uma melhor compreensão dos conteúdos abordados durante a intervenção. Além disso, contribui para autonomia dos estudantes na busca de novos conhecimentos, serviu também, como um indicativo de que o conhecimento nunca está pronto e acabado.
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