FEIRA DE CIÊNCIAS: ABORDANDO RELAÇÕES ENTRE TERMODINÂMICA E CORPO HUMANO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.183-194Palabras clave:
Pesquisa e ensino; metodologias ativas; autonomia na busca de conhecimento; interdisciplinaridade.Resumen
As feiras de ciências, bastante populares no Brasil, são vistas como uma oportunidade para que estudantes tanto do Ensino Fundamental como do Ensino Médio, possam apresentar suas produções científicas. O trabalho tem como objetivo averiguar as contribuições da feira de ciências na construção e reconstrução de conhecimento bem como avaliar indícios de autonomia dos estudantes mediante os trabalhos apresentados. Neste sentido, o estudo é um recorte de uma das atividades, desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada no município de Sinop/MT, durante a intervenção pedagógica de uma mestranda de um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. Os estudantes foram avaliados pela pesquisadora levando em consideração, além dos itens exigidos no roteiro, a qualidade do trabalho exposto, a relevância das informações apresentadas sobre o tema, a criatividade, o planejamento e a apresentação de material extra. Além dessa avaliação, também ocorreu avaliação por um grupo de professores convidados pela comissão organizadora do evento. A feira de ciências possibilitou uma melhor compreensão dos conteúdos abordados durante a intervenção. Além disso, contribui para autonomia dos estudantes na busca de novos conhecimentos, serviu também, como um indicativo de que o conhecimento nunca está pronto e acabado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).