A PRODUÇÃO DO SENTIDO PESSOAL PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO PERCURSO FORMATIVO DE UMA ESTUDANTE DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.105-122Palavras-chave:
Sentido pessoal. Formação de professores. Estágio Supervisionado. Teoria da Atividade.Resumo
Propomos, neste artigo, discutir a produção de sentido pessoal para a docência de uma estudante de Pedagogia (Estudante P) quando participou da disciplina de Estágio Supervisionado que compôs, ao longo de um ano letivo, com outras disciplinas do curso – o Projeto Integrado (um projeto de integração disciplinar) – de uma universidade pública. Esse Projeto solicitou aos estudantes de Pedagogia a realização de tarefas formativas, dentre elas, a escrita de quatro narrativas reflexivas, que, com as falas de uma entrevista com os estudantes, compôs o corpus da pesquisa de mestrado na qual referenciamos este artigo. Da análise das narrativas e da entrevista da Estudante P, foi possível observar, pelo aporte da teoria da Atividade de Leontiev (2004), que a produção dos sentidos pessoais estava relacionada às problematizações que a estudante fez das experiências vividas no exercício da docência no estágio, na elaboração e realização do projeto de ensino e nas relações estabelecidas entre colegas e professores. Foi também possível conjecturar que a escrita narrativa constituiu-se um modo de tomada de consciência, pela estudante, do caráter formativo das atividades realizadas durante sua participação no Projeto
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).