A PRODUÇÃO DO SENTIDO PESSOAL PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO PERCURSO FORMATIVO DE UMA ESTUDANTE DE PEDAGOGIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.105-122

Palabras clave:

Sentido pessoal. Formação de professores. Estágio Supervisionado. Teoria da Atividade.

Resumen

Propomos, neste artigo, discutir a produção de sentido pessoal para a docência de uma estudante de Pedagogia (Estudante P) quando participou da disciplina de Estágio Supervisionado que compôs, ao longo de um ano letivo, com outras disciplinas do curso – o Projeto Integrado (um projeto de integração disciplinar) – de uma universidade pública. Esse Projeto solicitou aos estudantes de Pedagogia a realização de tarefas formativas, dentre elas, a escrita de quatro narrativas reflexivas, que, com as falas de uma entrevista com os estudantes, compôs o corpus da pesquisa de mestrado na qual referenciamos este artigo. Da análise das narrativas e da entrevista da Estudante P, foi possível observar, pelo aporte da teoria da Atividade de Leontiev (2004), que a produção dos sentidos pessoais estava relacionada às problematizações que a estudante fez das experiências vividas no exercício da docência no estágio, na elaboração e realização do projeto de ensino e nas relações estabelecidas entre colegas e professores. Foi também possível conjecturar que a escrita narrativa constituiu-se um modo de tomada de consciência, pela estudante, do caráter formativo das atividades realizadas durante sua participação no Projeto

Biografía del autor/a

Adriana Ofretorio de Oliveira Martin Martinez, Faculdade de Educação - Unicamp

Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (2010), na área de Ensino e Práticas Culturais. Participou de diversos projetos de pesquisa e extensão relacionados a Formação Inicial e Continuada de Professores, Educação Especial e Educação Infantil. Na Prefeitura Municipal de Campinas, trabalhou como professora de Educação Infantil(2010-2014) atuando também como professora formadora em cursos de formação continuada oferecidos por esta instituição. Atuou, também, como membro, de comissões técnicas sobre a carreira do magistério e em eventos de elaboração do Currículo da Educação Infantil do referido Município. Participou de diversos seminários sobre educação na School of Education (University of Bristol-UK), desenvolvendo na mesma cidade, no ano de 2015, um trabalho voluntário na escola de Educação Infanti Tots Day Nursery. Atualmente é doutoranda no curso de pós-graduação em Psicologia e Educação da Faculdade de Educação da Unicamp, vinculada ao grupo de pesquisa Pensamento e Linguagem - GPPL.

Anna Regina Lanner de Moura, CEUMA- UNICEUMA- São Luis do Maranhão

Possui Licenciatura em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS (1974); Mestrado em Educação ? Área de Concentração: Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1983); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1995); Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2015). Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Tem vínculo institucional atual na Universidade CEUMA-UNICEUMA de São Luís do Maranhão. É membro do grupo de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática desta mesma Universidade. Foi membro fundador e é membro integrante do Grupo Interinstitucional de pesquisa PHALA da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP que pesquisa e orienta na temática Educação, Linguagem e Práticas Culturais, incluindo as práticas escolares. Participa, também, na qualidade de professora colaboradora e orientadora, do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática-PPGECEM, na linha de pesquisa, Formação de professores para a educação em Ciências e Matemática-REAMEC do Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT.

Publicado

2020-01-02

Cómo citar

Martinez, A. O. de O. M., & de Moura, A. R. L. (2020). A PRODUÇÃO DO SENTIDO PESSOAL PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO PERCURSO FORMATIVO DE UMA ESTUDANTE DE PEDAGOGIA. Revista Contexto &Amp; Educación, 35(110), 105–122. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.105-122

Número

Sección

Dossiê: Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico Humano