A PRODUÇÃO DO SENTIDO PESSOAL PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO PERCURSO FORMATIVO DE UMA ESTUDANTE DE PEDAGOGIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.105-122

Keywords:

Personal sense. Teacher education. Supervised training. Activity Theory

Abstract

We propose in this article to discuss the production of personal sense to the teaching in a student of Pedagogy (Student P) when she participated,during a school year, along with other disciplines of the course  in the supervised training discipline that composed, the Integrated Project (a disciplinary integration project) of an public university. This Project requested to students of Pedagogy the realization of formatives tasks, among them, the writing of four reflexives narratives, which with the speeches of interviews with students, composed the data of the master’s research we referenced in this article. From the Students' P interview and narrative analyses, it was possible to observe,  in light of Leontiev’s activity theory (2004), that the personal sense productions was related to the problematization that this student made of her lived experiences  in the training exercise of teaching, in the project design and its implementation and in the relationships established between peers and teachers. It was also possible to conjecture that narrative writing constituted a mode of awareness, by the student, of the formative character of the activities performed during her participation in the Project

Author Biographies

Adriana Ofretorio de Oliveira Martin Martinez, Faculdade de Educação - Unicamp

Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (2010), na área de Ensino e Práticas Culturais. Participou de diversos projetos de pesquisa e extensão relacionados a Formação Inicial e Continuada de Professores, Educação Especial e Educação Infantil. Na Prefeitura Municipal de Campinas, trabalhou como professora de Educação Infantil(2010-2014) atuando também como professora formadora em cursos de formação continuada oferecidos por esta instituição. Atuou, também, como membro, de comissões técnicas sobre a carreira do magistério e em eventos de elaboração do Currículo da Educação Infantil do referido Município. Participou de diversos seminários sobre educação na School of Education (University of Bristol-UK), desenvolvendo na mesma cidade, no ano de 2015, um trabalho voluntário na escola de Educação Infanti Tots Day Nursery. Atualmente é doutoranda no curso de pós-graduação em Psicologia e Educação da Faculdade de Educação da Unicamp, vinculada ao grupo de pesquisa Pensamento e Linguagem - GPPL.

Anna Regina Lanner de Moura, CEUMA- UNICEUMA- São Luis do Maranhão

Possui Licenciatura em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS (1974); Mestrado em Educação ? Área de Concentração: Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1983); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1995); Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2015). Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Tem vínculo institucional atual na Universidade CEUMA-UNICEUMA de São Luís do Maranhão. É membro do grupo de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática desta mesma Universidade. Foi membro fundador e é membro integrante do Grupo Interinstitucional de pesquisa PHALA da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP que pesquisa e orienta na temática Educação, Linguagem e Práticas Culturais, incluindo as práticas escolares. Participa, também, na qualidade de professora colaboradora e orientadora, do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática-PPGECEM, na linha de pesquisa, Formação de professores para a educação em Ciências e Matemática-REAMEC do Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT.

Published

2020-01-02

How to Cite

Martinez, A. O. de O. M., & de Moura, A. R. L. (2020). A PRODUÇÃO DO SENTIDO PESSOAL PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO PERCURSO FORMATIVO DE UMA ESTUDANTE DE PEDAGOGIA. Context and Education Journal, 35(110), 105–122. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.105-122

Issue

Section

Dossiê: Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico Humano