PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA E UM DENOMINADOR COMUM: GRUPO COLABORATIVO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.412-431Palavras-chave:
Educação Matemática. Grupo Colaborativo. Reflexão sobre a Prática.Resumo
Analisamos o movimento da constituição de um grupo de trabalho colaborativo, especificamente, o papel do processo de reflexão sobre a prática, oportunizada pelo registro reflexivo de duas integrantes a partir da fotografia e de videogravação das aulas de Geometria. O referencial teórico abarca questões ligadas à aprendizagem do professor que ensina Matemática no ambiente dos grupos colaborativos, bem como do processo de sua formação continuada com base na prática reflexiva. A metodologia adotada se inscreve no campo dos estudos qualitativos, de caráter descritivo-analítico, em que a experiência releva características da colaboração no espaço de discussão coletiva como sendo um aspecto promissor dos procedimentos de produção de dados. Os resultados finais, permitem fazer a inferência de que as docentes tiveram suas práticas modificadas a partir do direcionamento das atividades propostas no grupo com base na dinâmica de registrar e compartilhar as aulas, questão central que levantou a necessidade de escrever, narrar e/ou gravar a própria atuação como fonte de desenvolvimento profissional. Esse dado trouxe ainda a compreensão de que, no compartilhar das ações, o sujeito se reconhece como protagonista de sua atividade e pode contribuir com o fazer do outro, corroborando a assertiva “o que falta em mim sobra em você”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).