O TRABALHO DOCENTE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS COM DIFERENTES FATORES SÓCIOECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS: ESTRATÉGIAS E SABERES CONSTRUÍDOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.91.37-57Resumo
Este estudo tem como tema o trabalho docente dos professores de Educação Física de três instituições de ensino de Pelotas/RS: uma escola localizada na zona rural, uma escola particular e uma municipal. Constituiu-se em um estudo descritivo, com base em referenciais teóricos sobre trabalho docente destes professores e os saberes necessários à prática docente nesta disciplina. Por meio das entrevistas, buscou-se apresentar algumas considerações sobre dilemas e inquietações, saberes construídos pela prática docente, sobrecarga e carga horária, papel da docência e condições de espaço e materiais para o trabalho docente. Os professores de Educação Física, na cotidianidade do seu trabalho, constroem estratégias e saberes singulares, com vistas às demandas e exigências decorrentes do ato de lecionar nas instituições específicas. Estes reformulam seus conceitos sobre o que é ser professor, a partir da mobilização de saberes, principalmente os advindos da experiência fato fundamental para mediar o processo de construção da identidade profissional dos professores. Sendo assim, o cotidiano escolar se torna um importante espaço para a criação e recriação dos saberes docentes. Nesse processo há de se destacar também a forma como os docentes concebem a possibilidade de autonomia perante a especificidade de sua disciplina na instituição escolar em que lecionam.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).