O TRABALHO DOCENTE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS COM DIFERENTES FATORES SÓCIOECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS: ESTRATÉGIAS E SABERES CONSTRUÍDOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.91.37-57Abstract
Este estudo tem como tema o trabalho docente dos professores de Educação Física de três instituições de ensino de Pelotas/RS: uma escola localizada na zona rural, uma escola particular e uma municipal. Constituiu-se em um estudo descritivo, com base em referenciais teóricos sobre trabalho docente destes professores e os saberes necessários à prática docente nesta disciplina. Por meio das entrevistas, buscou-se apresentar algumas considerações sobre dilemas e inquietações, saberes construídos pela prática docente, sobrecarga e carga horária, papel da docência e condições de espaço e materiais para o trabalho docente. Os professores de Educação Física, na cotidianidade do seu trabalho, constroem estratégias e saberes singulares, com vistas às demandas e exigências decorrentes do ato de lecionar nas instituições específicas. Estes reformulam seus conceitos sobre o que é ser professor, a partir da mobilização de saberes, principalmente os advindos da experiência fato fundamental para mediar o processo de construção da identidade profissional dos professores. Sendo assim, o cotidiano escolar se torna um importante espaço para a criação e recriação dos saberes docentes. Nesse processo há de se destacar também a forma como os docentes concebem a possibilidade de autonomia perante a especificidade de sua disciplina na instituição escolar em que lecionam.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.