O Aprender e o Não Aprender na Escola: a ótica de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem

Autores

  • Sheila Beatriz Sehnem Menezes UNOESC
  • Maria Teresa Ceron Trevisol UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.84.77-101

Resumo

Esse artigo pretende adentrar ao espaço escolar e analisar, a partir da compreensão de alunos e professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, como definem as dificuldades de aprendizagem. A relação que os alunos efetuaram é de que quem possui dificuldades não consegue aprender o que lhes é “repassado” pelo professor e as causas destas dificuldades referem-se a questões comportamentais. Do ponto de vista da compreensão dos professores, o aprender pauta-se em aspectos comportamentais relacionados ao aprendiz, todavia o contexto familiar que o permeia também constitui fator determinante no que se refere às dificuldades de aprendizagem.

Biografia do Autor

Sheila Beatriz Sehnem Menezes, UNOESC

Mestre em Educação. Professora do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus de Joaçaba (SC).

Maria Teresa Ceron Trevisol, UNOESC

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Docente da Graduação e do Programa de Mestrado em Educação da Unoesc – Campus de Joaçaba (SC).

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Publicado

2013-05-13

Como Citar

Menezes, S. B. S., & Trevisol, M. T. C. (2013). O Aprender e o Não Aprender na Escola: a ótica de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem. Revista Contexto &Amp; Educação, 25(84), 77–101. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.84.77-101