O Aprender e o Não Aprender na Escola: a ótica de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem

Autores/as

  • Sheila Beatriz Sehnem Menezes UNOESC
  • Maria Teresa Ceron Trevisol UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.84.77-101

Resumen

Esse artigo pretende adentrar ao espaço escolar e analisar, a partir da compreensão de alunos e professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, como definem as dificuldades de aprendizagem. A relação que os alunos efetuaram é de que quem possui dificuldades não consegue aprender o que lhes é “repassado” pelo professor e as causas destas dificuldades referem-se a questões comportamentais. Do ponto de vista da compreensão dos professores, o aprender pauta-se em aspectos comportamentais relacionados ao aprendiz, todavia o contexto familiar que o permeia também constitui fator determinante no que se refere às dificuldades de aprendizagem.

Biografía del autor/a

Sheila Beatriz Sehnem Menezes, UNOESC

Mestre em Educação. Professora do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus de Joaçaba (SC).

Maria Teresa Ceron Trevisol, UNOESC

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Docente da Graduação e do Programa de Mestrado em Educação da Unoesc – Campus de Joaçaba (SC).

Publicado

2013-05-13

Cómo citar

Menezes, S. B. S., & Trevisol, M. T. C. (2013). O Aprender e o Não Aprender na Escola: a ótica de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem. Revista Contexto &Amp; Educación, 25(84), 77–101. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.84.77-101