O Aprender e o Não Aprender na Escola: a ótica de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.84.77-101Resumo
Esse artigo pretende adentrar ao espaço escolar e analisar, a partir da compreensão de alunos e professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, como definem as dificuldades de aprendizagem. A relação que os alunos efetuaram é de que quem possui dificuldades não consegue aprender o que lhes é “repassado” pelo professor e as causas destas dificuldades referem-se a questões comportamentais. Do ponto de vista da compreensão dos professores, o aprender pauta-se em aspectos comportamentais relacionados ao aprendiz, todavia o contexto familiar que o permeia também constitui fator determinante no que se refere às dificuldades de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).