UM DIÁLOGO SOBRE CURRÍCULOS, CULTURA DIGITAL E UMA AULA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.335-351

Palavras-chave:

Currículo; Cultura digital; Complexidade; Anos iniciais.

Resumo

O objetivo com esse artigo é apresentar resultados de uma pesquisa, em que se analisou e problematizou currículos prescritos e currículos em ação em uma escola de Ensino Fundamental, a partir de movimentos de integração da tecnologia digital ao currículo escolar. Para tanto, partimos de estudos sobre princípios da complexidade para problematizar questões que dizem respeito à cultura digital e ao currículo escolar. Os dados analisados são provenientes de uma pesquisa realizada em uma escola pública do município de Campo Grande – MS, com quatro professoras dos anos iniciais, em uma proposta de formação continuada em serviço, durante dois anos. Neste artigo, serão trazidos para diálogo apenas informações sobre um currículo prescrito para o 1º ano do Ensino Fundamental, vigente nesta escola em 2017, e uma narrativa sobre um currículo vivenciado em sala de aula, com o uso da internet, por uma professora e seu grupo de alunos. A partir das análises é possível considerar que o currículo prescrito para essa escola era orientado por uma fragmentação de disciplinas e conteúdos, e que o currículo posto em ação por essa professora e seus alunos, ao integrar a internet à aula, se configurou em um currículo com características transdisciplinares; um currículo complexo.

Biografia do Autor

Ivanete Fátima Blauth, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, vinculada a linha de pesquisa Educação e Tecnologia. Graduada pelo Instituto Federal Catarinense-Câmpus de Concórdia/SC no curso Matemática- Licenciatura (2015). Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do sul (UFMS), com dissertação defendida (2017) sob o título "PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: uma análise sobre conhecimentos tecnológicos e pedagógicos do conteúdo". Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0533-2808; Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9507502336775818

Bárbara Drielle Roncoletta Corrêa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2019). Graduada no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2016), campus de Campo Grande. Vinculada a linha de pesquisa Educação e Tecnologia. Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/1630527362670013; orcid:https://orcid.org/0000-0001-8869-7145

Suely Scherer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora associada na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, atuando nos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação Matemática. É doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e licenciada em Matemática pela Universidade da Região de Joinville. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, investigando questões relacionadas ao currículo escolar e cultura digital, aprendizagem e formação de professores. É líder do Getecmat - Grupo de Estudo em Tecnologia e Educação Matemática. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, na linha de "Escola, cultura e ensino". Lattes: http://lattes.cnpq.br/6812065936018405; orcid:  https://orcid.org/0000-0002-2213-3803

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Publicado

2021-02-23

Como Citar

Blauth, I. F., Roncoletta Corrêa, B. D., & Scherer, S. (2021). UM DIÁLOGO SOBRE CURRÍCULOS, CULTURA DIGITAL E UMA AULA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Contexto &Amp; Educação, 36(113), 335–351. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.335-351