PRODUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DA LEITURA DE ESQUEMAS DIDÁTICOS REPRESENTATIVOS DA RESPIRAÇÃO HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.259-279Abstract
Esquemas são representações visuais presentes nos livros didáticos de Ciências e Biologia, frequentemente utilizados no ensino e aprendizagem dessas disciplinas. Entretanto, pesquisas apontam dificuldades na interpretação dessas representações pelos alunos. Investigamos a produção de sentidos a partir da leitura de esquemas representativos de processos envolvidos no fenômeno da respiração, conteúdo trabalhado ao longo da educação básica. Participaram três alunas de licenciatura em Ciências Biológicas, que realizaram atividades de leitura e produção de esquemas durante entrevistas individuais. Definimos níveis de leitura para a análise dos dados, a partir dos conceitos de iconografia e iconologia propostos por Panofsky e dos conceitos de sintaxe, semântica e pragmática utilizados por Calado em estudo sobre imagens em contextos educativos. Identificamos diferentes níveis de interpretação para um mesmo esquema, o que pode estar relacionado à familiaridade das participantes com elementos icônicos e simbólicos utilizados na produção dessas representações visuais, bem como a conhecimentos prévios acerca da respiração, em alguns casos em desacordo com o conhecimento científico vigente ou em um nível aquém do esperado o nível de escolarização das alunas. Enfatizamos a necessidade de discutir, em cursos de formação de professores, questões relacionadas à produção, leitura e utilização de esquemas.
Palavras-chave: Leitura. Imagens. Esquema. Respiração.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).