SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À PRESENÇA DO ESTAGIÁRIO DE PEDAGOGIA EM UMA SALA DE AULA INCLUSIVA DA REDE PÚBLICA
SENSE AND MEANING ATTRIBUTED TO PEDAGOGY TRAINEES IN A PUBLIC SCHOOL INCLUSIVE CLASSROOM
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10682Keywords:
Inclusão; Estagiário; ProfessorAbstract
This article, based on the socio-historical-cultural theoretical perspective, promotes a critical discussion about the inclusion of children with disabilities from the perspective of teachers and trainees in the Pedagogy course. It aims to trigger reflection on the senses and meanings attributed to the presence of a trainee at an inclusive classroom. It uses selected examples from a research corpus collected at a municipal school in São Paulo, extracted from a 2019 master's dissertation, which will support the discussion supported by Vygotsky ([1924] 1997; 1930; [1930] 2008; [1930] 2010 ; [1934] 2001). The results point to a critical review and reflection on the trainees in an inclusive classroom.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista Contexto & Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).