SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À PRESENÇA DO ESTAGIÁRIO DE PEDAGOGIA EM UMA SALA DE AULA INCLUSIVA DA REDE PÚBLICA

SENSE AND MEANING ATTRIBUTED TO PEDAGOGY TRAINEES IN A PUBLIC SCHOOL INCLUSIVE CLASSROOM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10682

Palabras clave:

Inclusão; Estagiário; Professor

Resumen

Este artigo, apoiado na perspectiva teórica sócio-histórica-cultural, promove uma discussão crítica acerca da inclusão de crianças com deficiência sob a perspectiva de docentes e estagiários do curso de Pedagogia. Objetiva desencadear reflexão sobre os sentidos e significados atribuídos a presença de um estagiário em uma sala de aula inclusiva. Utiliza exemplos selecionados de um corpus de pesquisa coletado em uma escola municipal de São Paulo, extraídos de uma dissertação de mestrado de 2019, que subsidiarão a discussão apoiada em Vygotsky ([1924] 1997; 1930; [1930] 2008; [1930] 2010; [1934] 2001). Os resultados apontam para uma revisão e reflexão crítica  sobre o papel do estagiário em uma sala de aula inclusiva.    

Biografía del autor/a

Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira, Universidade Federal do Acre - UFAC

Graduada em Letras: Português-Espanhol, pela Universidade Federal do Acre, UFAC (1999); Especialização em Psicopedagogia, pela Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC (2002); Mestrado em Letras - Linguagens e Identidades, pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2009); Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela PUC-SP (2020).  Atualmente é professora da Universidade Federal do Acre (UFAC). Participa como vice-líder do Grupo de Estudos em Análise do Discurso e Ensino de Línguas (GEADEL). As linhas de interesse estão relacionadas às questões de Linguística Aplicada ao ensino de Línguas e às abordagens dos gêneros discursivos no ensino de língua materna. 

Publicado

2022-01-03

Cómo citar

Mariano, A. P., Lessa, A. B. C. T., & Oliveira, G. C. de A. (2022). SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À PRESENÇA DO ESTAGIÁRIO DE PEDAGOGIA EM UMA SALA DE AULA INCLUSIVA DA REDE PÚBLICA: SENSE AND MEANING ATTRIBUTED TO PEDAGOGY TRAINEES IN A PUBLIC SCHOOL INCLUSIVE CLASSROOM. Revista Contexto &Amp; Educación, 37(116), 354–366. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10682