A FILOSOFIA E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA RESSIGNIFICAR O ENSINO NO CURRÍCULO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.10-28Keywords:
Ciência, História da Ciência, Filosofia da Ciência, Currículo Integrado.Abstract
O Currículo Integrado exige uma abordagem interdisciplinar dos conceitos e conteúdos por parte dos docentes, tendo em vista a necessidade de que sejam constituídos pontes e diálogos entre os diferentes saberes, seja pelas disciplinas básicas ou técnicas. A abordagem de conceitos mais dedutivos formais em sala de aula pode produzir no estudante desencantamento se a ciência, a técnica e a tecnologia não forem humanizadas. A História e a Filosofia da Ciência podem ser o caminho mais eficiente para oportunizar uma experiência mais próxima da realidade do discente. Humanizar-se e humanizar a ciência e a tecnologia são meios eficazes para incluir no ato educativo, junto com os conteúdos e conceitos a serem trabalhados, a possibilidade de que o discente se faça as perguntas originárias, filosóficas e científicas que foram feitas através da história e se sinta convocado para ser produtor de conhecimento, não apenas um espectador de aulas sobre ciência e tecnologia. Nada pode ser mais eficaz do que discente se sentir motivado a pensar de modo filosófico e científico o mundo da ciência e da tecnologia à luz da interdisciplinaridade, algo inerente ao Currículo Integrado.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).