Modelagem Matemática: um Caminho para o Pensamento Reflexivo dos Futuros Professores de Matemática

Authors

  • Lourdes Maria Werle de Almeida UEL

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.76.115-126

Abstract

Este trabalho procura articular a tríade Modelagem Matemática, pensamento reflexivo e formação inicial de professores. O texto sinaliza que são concordantes o caminho da Modelagem Matemática, concebida como alternativa pedagógica na qual fazemos uma abordagem por meio da Matemática de um problema não essencialmente matemático e o caminho do pensamente reflexivo como impulsionador de investigação, caracterizado por John Dewey. Como é amplo o conjunto de pesquisas relativas à formação inicial de professores que defendem uma perspectiva que estimule as práticas reflexivas nas ações didáticas, este texto se propõe a caracterizar uma forma de viabilizar uma prática reflexiva nos cursos de formação. A partir das argumentações apresentadas, respeitadas as características da Modelagem Matemática e do pensamento reflexivo, parece configurar-se uma situação pautada na interação, na criatividade, na possibilidade de alçar patamares cognitivos mais elevados e que pode se contrapor ao paradigma da racionalidade técnica para a formação de professores.

Published

2013-05-20

How to Cite

Almeida, L. M. W. de. (2013). Modelagem Matemática: um Caminho para o Pensamento Reflexivo dos Futuros Professores de Matemática. Context and Education Journal, 21(76), 115–126. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.76.115-126