Modelagem Matemática: um Caminho para o Pensamento Reflexivo dos Futuros Professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.76.115-126Abstract
Este trabalho procura articular a tríade Modelagem Matemática, pensamento reflexivo e formação inicial de professores. O texto sinaliza que são concordantes o caminho da Modelagem Matemática, concebida como alternativa pedagógica na qual fazemos uma abordagem por meio da Matemática de um problema não essencialmente matemático e o caminho do pensamente reflexivo como impulsionador de investigação, caracterizado por John Dewey. Como é amplo o conjunto de pesquisas relativas à formação inicial de professores que defendem uma perspectiva que estimule as práticas reflexivas nas ações didáticas, este texto se propõe a caracterizar uma forma de viabilizar uma prática reflexiva nos cursos de formação. A partir das argumentações apresentadas, respeitadas as características da Modelagem Matemática e do pensamento reflexivo, parece configurar-se uma situação pautada na interação, na criatividade, na possibilidade de alçar patamares cognitivos mais elevados e que pode se contrapor ao paradigma da racionalidade técnica para a formação de professores.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).